Regulamentação da profissão de detetive particular será votada em breve

                  A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público deve votar em breve proposta que regulamenta a profissão de detetive particular (PL 1211/11). Segundo o autor da proposta, deputado Ronaldo Nogueira, do PTB do Rio Grande do Sul, a regulamentação da profissão vai trazer mais garantias para os profissionais e para os clientes.

A profissão já é amplamente usada pela sociedade, principalmente em investigações amorosas, como reconhece o detetive Itacir Flores, da Associação Gaúcha dos Detetives Particulares.
  
“Hoje, hoje, o detetive particular é procurado mais para 'Crimes Passionais' por exemplo, uma traição, investigação de paternidade, esse tipo de coisa assim. O trabalho a cada dia cresce em nosso país, e não há uma regulamentação governamental em cima de uma profissão."
 Após meses de análise com a consultoria legislativa da Câmara, a relatora da proposta, deputada Flávia Morais, do PDT de Goiás, afirma que chegou a um termo para que não haja conflito entre os detetives e a polícia.
 A regulamentação deixa claro que detetives particulares não poderão atuar na investigação de homicídios, a não ser quando requisitados pelas autoridades competentes.
 "O nosso projeto já fala que a Polícia Federal, a Polícia Civil podem trazer o detetive particular, quando for preciso, para ajudar nas investigações, quando for na área criminal, com o convite deles, com a concessão deles. Nisso vai ser importante. Também porque existe esse receio do trabalho conjunto, esse reconhecimento. E nas outras eles terão autonomia para trabalhar, sempre acompanhados pelo Conselho Regional e Conselho Nacional."
 Se aprovado na Comissão de Trabalho, o projeto que regulamenta a profissão de detetive particular ainda terá que passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

De Pernambuco, Detetive Rafael Lins